sábado, 5 de dezembro de 2020

JESUS QUE EU CONHEÇO -4

JESUS QUE EU CONHEÇO

3-    4- PROVOCAÇÕES E RESPOSTAS  (a)

José Vanin Martins – Dez- 2020

Sempre é bom lembrar que Israel tinha um governo teocrático, fundamentado nos ensinamentos de Moisés, onde os sacerdotes a partir da religião exerciam o poder religioso e civil. Jesus veio trazer a verdadeira compreensão dos ensinamentos de Moisés, bem diferente da compreensão que as autoridades religiosas e os fiéis praticantes (fariseus) daquela época entendiam.  Eles seguidamente provocavam Jesus com suas perguntas e recebiam dele sábias respostas.

Provocaram Jesus porque não corrigiu seus discípulos que para matarem a fome começaram a colher e a comer os grãos de trigo no sábado e no sábado era proibido fazer qualquer trabalho.

 Jesus com sabedoria disse:  Para matar a fome é permitido que se trabalhe não só no sábado, mas até que se coma os pães oferecidos a Deus, que só os sacerdotes podiam fazer e lembra o dia em que os sacerdotes do templo mais trabalham é no sábado. E dá duas sábias respostas: 1. Deus prefere a bondade e não a condenação; 2. “O Filho do Homem” tem autoridade sobre o sábado. Matar a fome está acima de toda lei humana e religiosa.

 Lembro-me de quantos religiosos que condenam seus fiéis quando não vêm às celebrações em dia de sábado/domingo dizendo que isso é pecado mortal; também me lembro de quantos pobres, “ladrões de galinha”, foram presos por roubarem comida necessária para matar a fome.

FICO A PENSAR:- Mt 12,1-8; Mc 2,23-28; Lc 6,1-3

1.     Hoje diante de tantos pobres que existem na terra o que Deus nos diz?

2.     Ainda sou daqueles que pensa: o pobre é pobre porque é preguiçoso?

3.     Quantos são obrigados ao trabalho nos domingos e feriados por não terem o que comer?

 

 

BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO

EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675 -9 8247 6118

BLOGGER: vaninmartins.blogspot.com.br

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário