terça-feira, 29 de setembro de 2020

O CÉU

 

O CÉU

José Vanin Martins – Set 2020

 

            Coloquei o texto, “A morte não é tão ruim assim”, da Doutora Kathryn Mannix -9 abril 2028, no dia 21 de setembro/20; até hoje estou recebendo alguns comentários e até telefonemas. Não seria melhor falar e escrever sobre a beleza de viver, perguntaram-me.

            Por tentar ser cristão, por acreditar em Jesus, ele falou tanto do céu, da vida eterna, que peguei gosto pelo céu e tenho esperança-certeza que vou chegar lá.

            Jesus falou do céu, como um lugar onde existem muitas moradas e que ele mesmo iria preparar uma para cada um de nós;(Jo a4,1-6) O reino do céu é como uma festa de casamento;(Mt 22,1-14) Jesus garante que os discípulos no seu reino, vão, se sentarem na mesa e comerem com ele(Lc 22,29-30); Depois de Ressuscitado, Jesus comeu o peixe grelhado que os apóstolos lhe ofereceram;(Lc 24,42-43) Ainda mais, o próprio Jesus Ressuscitado oferece  para seus discípulos, o pão e o peixe por ele preparado.(Jo 21,8-14

            Como é o céu? Como Jesus falou, o céu é um lugar de festa e fartura; não é um lugar parado; é um lugar de alegria, onde todos estão contentes; (Ap 1-10)   Ainda mais, no apocalipse, João, o último dos apóstolos a morrer, já em sua velhice, num criativo imaginário, por Deus revelado, deixou vários relatos do céu. João viu o novo céu e a nova terra onde Deus tem sua casa no meio do povo, e não haverá mais luto, dor e lágrimas; Deus fará novas todas as coisas    ... Ele vai enxugar toda lágrima de nossos olhos;(Ap 21,1-5) O céu tem a beleza de uma cidade, onde cada uma das portas é feita de uma só pérola, numa praça de ouro puro, como vidro transparente, que dispensa tanto a luz do sol como da lua, é sempre um contínuo dia de festa; (Ap 21,21-26; 22,5) Tem rios e pomares, onde cada um  pode de saborear o fruto da árvore da vida e receber de Deus o salário do amor vivenciado (Ap 22,10-15)

            Será só em espírito ou também com um corpo que viveremos para sempre? Paulo disse preferir morrer para ter toda essa felicidade, (Fil 1,21-25) e que seria o mais infeliz de todos os homens, se não acreditasse na ressurreição, (1Cor 15,12-18) é ele quem fala do corpo espiritual que vamos ter quando ressuscitados (1Cor 145,42-49).

            Jesus compara o céu como um tesouro escondido, uma valiosa pérola encontrada pelos quais vale todo o investimento (Mt 13,44-46).

            O preço do investimento é simplesmente o amor que partilha parte de seus bens com os mais necessitados (Mt 19,1-10; Lc 12,33; Mt 25,31-46). Quanto maior for a partilha, maior será a recompensa no céu. (Lc6,27-36;14,12-14)

            No meu imaginário, O CÉU é tudo isso e muito mais, riqueza de relacionamentos, tudo de bom, de fartura, de melhor, de valor, de alegria, de felicidade, de prazer lá encontraremos para todo o sempre. Dentro das milhares de estrelas existentes, Deus não estaria selecionando várias para nelas fazer o lugar do nosso céu?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário