quinta-feira, 20 de agosto de 2020

BUSCANDO A SAÚDE

 

BUSCA DE SAÚDE -1

A PAZ

José Vanin Martins – Agosto 2020

 

            Tive dois pneumotórax natural, condensação dos ílios pulmonares, tenho sobrecarga no ventrículo esquerdo do coração; já estou com o marca-passo e dois stents, e com tudo isto, estou chegando nos oitenta. O médico me disse que eu tinha uma doença grave, mas que não era um doente grave. Demorei um tempo para compreender essa afirmação. Hoje vendo o covid-19 roubando ou atrapalhando pessoas amigas, voltei a pensar no assunto.

            É possível ter o covid-19 sem se tornar um doente grave? Diante de meu pesado estado clínico, busquei a saúde em Jesus que disse: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância, (Jo 10,10) e se ofereceu: “Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso. Carreguem a minha carga e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas vidas.  Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve”. (Mt 25,28-30)

                    Fui ao encontro de Jesus, porque queria saúde, vida e estava cansado de carregar o peso de meu fardo. O meu fardo seria a doença? Para ter vida e descanso. A primeira coisa que Jesus me pede é que eu seja manso e humilde de coração.  Foi ai que comecei a minha aprendizagem.

            Jesus já tinha me preparado:  Convertamporque o Reino do Céu está próximo.»(Mt 4,17) Qual a CONVERSÃO, que precisaria fazer para me tornar manso, humilde e assim sentir que o Reino do céu está próximo, ao meu alcance? O céu não é apenas depois da morte, já pode começar aqui mesmo na terra, e o segredo está na aprendizagem de ser manso e humilde de coração. É uma constante aprendizagem e não é fácil.

 CONVERSÃO, converter, mudar de rumo. Reconheço que nem era humilde e muito menos manso de coração. Os mansos possuirão a terra, possuirão o lar; já não sabia como conduzir a minha família; perdi a autoridade, porque tinha perdido a humildade e mansidão.

            Era manso com os de fora...e perdia a mansidão, ao falar com minha esposa, com meus filhos; faltava-me aprendizagem. Só fala bem, quando se escuta melhor.  Aprender ouvir o outro, antes de falar, compreender a fala do outro sem condenar.

A mansidão precisa do treino da paciência, da escolha das palavras que não ofendem e criam laços de confiança. Quantas e quantas vezes magoei, machuquei minha esposa com minhas palavras; depois até me afastava dela, deixava de conversar criando assim um distanciamento desnecessário.

A mansidão vive abraçada com a humildade; ser humilde, saber ouvir a crítica da esposa; saber aceitar que errou e pedir desculpas. Saber pedir orientação, conselhos... No começo isso é difícil, mas é o único caminho para eu e minha família sentir que a casa já pode ser aqui na terra uma amostra do que é o céu.

Agora estou de “quarentena”, Ótimo tempo para aperfeiçoar a minha conversão e assim, não me tornar um doente grave, tornando-me mais manso e humilde nos relacionamentos familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário