sexta-feira, 31 de julho de 2020

SE FOSSE HOJE -7

SE FOSSE HOJE   (7)

COMO SERÁ O INFERNO        

José Vanin Martins – julho 2020

 

      Não acredito no inferno, como um lugar, onde a pessoa excluída do céu, levará a vida, num fogo eterno de sofrimentos. Como todas as pessoas, o Homem Jesus, deu a sua explicação, com os valores e cultura da época, de como seria diferente a vida eterna dos bons e dos maus.

João, preparou o povo para a chegada de seu primo Jesus, ensinando:

a.      «Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem. E quem tiver comida, faça a mesma coisa».

b.     Para os cobradores de impostos: «Não cobrem nada além da taxa estabelecida».

c.      Para os soldados: «Não maltratem ninguém; não façam acusações falsas, e fiquem contentes com o salário de vocês».

E dizia para todos: “O machado já está posto na raiz das árvores. E toda árvore que não der bom fruto, será cortada e jogada no fogo...que não se apaga.(Lc 3,1-17)

O Homem Jesus, na prática de sua missão reafirmou os ensinamentos de João:

a.     Quem desrespeitar o irmão com palavras ofensivas, Deus recusa até a oferta. (Mt 5,21-26)

b.     Todos os que fazem o os outros pecar e praticam o mal. (Mt 13,41-43.49-50)

c.      Quem escandalizar as crianças e/ou fazer alguém pecar. (Mc 9,42-49)

d.     , Quem mesmo podendo, não faz o bem para os que passam necessidades. (Mt 25,31-46)  

e.      Quem arrisca deixar para fazer o bem na última hora. (Lc 16,19-31; 17,24-37)

João e o Homem Jesus, viveram a mesma utopia de uma sociedade de iguais, nem ricos e nem pobres. (Lc 3,5-6) Tinham a mesma certeza, a salvação é para todos;(Lc 19,10; Jo 3,16; 6,36-40) DEUS, SEU PAI, É BOM e faz o sol brilhar e dá a chuva sobre os bons e os maus. (Mt 5,43-48) Foi o Homem Jesus quem nos ensinou amar nossos inimigos, e faz uma proposta audaciosa: “sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês.

A salvação foi garantida para todos, no momento em que JESUS diz para o PAI, “Perdoa porque eles não sabem o que fazem” (Lc 23,24).

Na mesma hora em que cada um morre, no meu, imaginário teológico, passa pelo fogo do arrependimento; a pessoa vê com total transparência, diante de Deus e de todos, o bem que pode fazer e fez; e, vê igualmente todo bem que pode fazer e não fez e ainda todo mal que conscientemente praticou. Nesse momento acabam todas as ilusões. (1Cor 3,10-15)  JÁ É A ETERNIDADE. A medida do tempo é impensável. Num segundo, o AMOR E O PERDÃO DE DEUS SE MANIFETAM. TODO BEM PRATICADO, POR MENOR QUE SEJA, SERÁ IMENSAMENTE VALORIZADO E PREMIADO. TODO MAU SERÁ QUEIMADO, MAS A PESSOA SERÁ SALVA. Cada gesto de amor, torna-se uma moeda para a vida eterna e dá o direito para uma das casas que o próprio Deus nos preparou. (Jo 14,1-2)

(Hoje, encerro essa série de 7 reflexões; obrigado pelos que leram e se manifestaram)

 

BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO

EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675 -9 8247 6118

BLOGGER: vaninmartins.blogspot.com.br

 

 

     

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário