quinta-feira, 5 de março de 2020


08 DE MARÇO
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
DIA DA EXPLORAÇÃO. 08/03/2020
José Vanin Martins

Mulher ainda você é explorada. Sua emancipação ainda é uma farsa. O que existe de real e verdadeiro é, com tudo isto, você ainda pode-se orgulhar de ser mulher.
Mulher que ainda não tem um lugar ao sol. Vive nas sombras e sobras dos homens. Todos temem sua presença.  É lembrada, muito mais como cuidadora serviçal do que como mulher.
Ainda é você mulher que tem presença marcante no lar, como cozinheira, faxineira e até lavadeira. Mesmo as que podem ter uma auxiliar, uma empregada doméstica continua com a responsabilidade de governar a casa e ver se tudo está em ordem.
Ainda é você mulher que tem presença marcante nos hospitais, nas creches, nos asilos e, em todas as obras assistenciais e de caridade,  porque só você com seu toque feminino, com sua intuição, com sua misericórdia, com sua resistência, com sua paciência, com sua sabedoria, com sua delicadeza, com sua compaixão e com sua fortaleza é capaz de servir na hora e fora de hora, os mais necessitados.
Ainda é você mulher, que com muito esforço e desenvoltura, consegue entrar na política, no mundo dos homens de colarinho branco, que a suportam, porque tem o respaldo dos votos e porque sua presença questiona e incomoda.
Ainda é você mulher que no trabalho da indústria, do comércio, da agropecuária é necessária e contratada, com salários inferiores e submetida, quando podem com os trabalhos menos nobres.
Ainda é você mulher, presença indispensável e marcante no mundo da educação, na alfabetização, no primeiro alicerce do conhecimento, em todos os discursos da “nobreza” é reconhecida e aplaudida, mas explorada com salário da miséria.
Ainda é você mulher que precisa usar de todo sacrifício para provar que no mundo da ciência, da tecnologia, do exército, você é tanto ou mais capaz que a presença masculina.
Ainda é você mulher objeto de desejo, desrespeitada, desonrada, maltratada e até assassinada pelo poder do bruto homem.
Ainda é você mulher, que na Igreja católica, proibida de ser ordenada sustenta e dá vida no quotidiano das paróquias e ministérios considerados de segunda classe com o trabalho miúdo , sagrado e explorado pela hierarquia poderosa dos homens. O mais triste em tudo isto, é que distorcem a visão e compreensão de Jesus, que já naquela época, sempre respeitou, defendeu e valorizou a presença da mulher.
Por tudo isto, creio que o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, ressalte sua importância e seja envergonhado e desmascarado todo falso mundo do poder machista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário