domingo, 20 de outubro de 2019


POBRES  E  RICOS  -  2
COMO O POBRE DEVE SER TRATADO.?
José Vanin Martins – outubro 2019

Com a distribuição de renda que existe no Brasil, criou  uma sociedade onde a maioria é pobre. Existe uma orientação na Bíblia de como tratar o pobre com respeito e generosidade. É mandamento para todos que QUEM tem mais DEVE atender as necessidades de quem tem menos.  A população pobre não é por opção, nem pelo destino; é empobrecida pela ganância que explora.
Muitos dizem que Abrão era rico. Na Bíblia ficaram registradas duas versões. Numa fala de sua riqueza e a outra fala de sua pobreza e é como pobre que Abraão quis ser lembrado pelos seus descendentes: “Meu pai era um arameu errante: ele desceu ao Egito e aí residiu com poucas pessoas Dt 26,15”. O conhecimento dos sofrimentos que Abraão passou por ser pobre e imigrante, levou o povo de Deus pensar e escrever leis em defesa do pobre e do imigrante.
            Já no Antigo Testamento, na explicação dos DEZ MANDAMENTOS, DEUS ESCLARECEU como o pobre deve ser tratado. Os mandamentos não matar, não roubar não cobiçar coisas alheias foram registrados em defesa do pobre.  É bom lembrar que era um povo essencialmente agrícola.  Vejamos:
1.      É verdade que no meio de você não haverá nenhum pobre.  Dt 15,4
2.      Deixar sempre uma parte da colheita (do lucro da empresa) para os pobres e imigrantes.  Lev. 19,9-10 
3.      Não cometam injustiças no julgamento. Não seja parcial para favorecer o pobre ou para agradar ao rico: julgue com justiça os seus concidadãos. Lev 19,10
4.      Não seja vingativo, nem guarde rancor contra seus concidadãos. Ame o seu próximo como a si mesmo. Lev 19,18
5.      Amar o imigrante como sendo um concidadão, lembrando sempre que já foram imigrantes no Egito.  Lev 19,33
6.        Justiça no comércio. Não cometam injustiças no julgamento, nem cometam injustiças no peso e nas medidas. Tenham balanças, pesos e medidas exatas. Lev 19,35-36; Dt 25,13-16
7.      Quando houver um só pobre, não endureça o coração, nem feche a mão para esse irmão pobre..., abra a mão e empreste o que está faltando para ele, na medida que o necessitar.
Não seja mesquinho, nem avarento... eu ordeno, abra a mão em favor do seu irmão, do seu pobre e do seu indigente na terra onde você está. Dt 15.7-10. Vejo aqui a função social da rqueza.
8.      Quando você fizer algum empréstimo a seu próximo, não entre na casa dele para pegar alguma coisa como penhor. Dt 24,10-13
9.      Não atrasar no pagamento do salário que deve ser a cada dia, porque ele é pobre e sua vida depende dele.  Dt 24,14-15
10.  O dízimo da renda deve incluir o religioso, o imigrante, o órfão e a viúva. Dt 26,12-13
O sistema capitalista permite de maneira legalista e injusta a implantação de toda exploração, tirando todo possível peso de consciência.  Quando um rico praticar estes mandamentos é o próprio Deus quem lhe dará a recompensa.
Esta foi a orientação dada por Deus para o povo. Vamos ver qual foi a prática desta orientação entre o povo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário