sábado, 4 de maio de 2019


QUEM VAI MUDAR PRIMEIRO
José Vanin Martins – Maio 2019
            Já faz tempo que dura a quebra de braço. Filhos já adultos, alguns já casados, administrando o uso da droga lícita ou ilícita, outros em abstinência, muitos mantendo defeitos de caráter, outros morando ainda na casa dos pais mantendo em constante pé de guerra o relacionamento familiar,
            Os pais continuam inconformados. Perguntam até quando? A cruz parece e é pesada demais. Com tanta caminhada e esperança, parecem esquecer que a doença é progressiva e incurável. O USO PODE SER CONTROLADO. Mas a doença consiste na compulsão e obsessão pelo uso da substância química,  do alimento, do jogo,  do sexo, dos defeitos de caráter e grande dificuldade nos relacionamentos.
            Os filhos estão igualmente inconformados, Desistem facilmente da medicação   Até que muitas vezes querem parar o  uso e alguns até conseguem. Querem uma nova vida e se esforçam. Vivem na dificuldade de se  aceitarem como portadores da dependência química e de outros transtornos mentais. Questionam até quando a família, especialmente a mãe, vai deixar de pegar no pé. ELES ACREDITAM NELES.
            Psiquiatras, psicólogos e religiosos buscam entre agulha no palheiro a melhor maneira de tratamento. É uma doença complexa e exige um tratamento multiprofissional envolvendo a família.
            Existe luz no fundo do túnel?  Sim Deus, que não desacredita da pessoa e ama, mesmo quando não correspondido, tem um amor compassivo, porque amou, perdoou até seus inimigos. Deus acredita em todos os membros da família. Só Deus conhece as possibilidades de cada um, Quem ama, não revida, não fica cobrando, aprende cuidar do doente, sabe viver e deixa o outro viver. É preciso acreditar no outro, SEM CRIAR EXPECTATIVAS, deixar que ele assuma sua vida e as consequências de seus atos.
            É difícil aceitar que a nossa parte no tratamento só consiste em AMAR,  construindo no  lar um ambiente despoluído da tristeza, das comparações, das meias palavras, das dúvidas e SEMEAR fé, esperança, alegria, humor, otimismo, respeito, paz, compreensão.Tudo mais depende dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário