sexta-feira, 11 de maio de 2018


SEMANA DAS MÃES,
MÃES QUERENDO ACERTAR – 5
José Vanin Martins – Maio 2.018

               Sou observador da vida. Dos meus 77 anos, fui vendo e registrando.
               Há muitas mães ou quase todas as mães só querem acertar. Nenhuma das mães ou pais fez um curso que lhes ensinasse as suas responsabilidades e metodologia. Nenhum filho nasceu com o “guia da vida”.
               Hoje os filhos são ensinados e recebem exemplos tão diferenciados. Hoje mais do que nunca os filhos, são muito mais “filhos do mundo” do que nossos filhos. As mães, muito cedo, perdem a sua autoridade. Os pais não sabem reforça-la. Grande maioria das mães trabalha fora da casa, por necessidade ou por simples realização. A educação da criança já começa no útero materno e muitas mães já estão recebendo pressões que abalam seu emocional atingindo o nascituro.  O pai nem sempre se torna o apoio emocional que tanto a mãe quanto o filho precisam; ele também está pressionado e sufocado no trabalho.
A educação acontece nos primeiros cinco anos e quantas e quantas mães estão ausentes neste momento tão importante. Hoje vivemos não só no mundo dos pais ausentes, mas também no mundo dos filhos calados, perdidos e mergulhados no cárcere do mundo virtual.
Hoje ainda celebramos o dia das mães, por força da opressão comercial. E amanhã?
Com tudo isto, há casais animados pela fé e pelo amor que querem ter filhos e os tem. São casais dignos que continuam povoando a terra em meio a todas as dificuldades. A fé dá-lhes o ânimo e o amor para reescreverem uma nova história. O mundo é bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário