segunda-feira, 7 de maio de 2018


SEMANA DAS MÃES - 1
SEU DIA ESTÁ CHEGANDO
José Vanin Martins – Maio 2.018

               Sou observador da vida. Dos meus 77 anos,  fui vendo e registrando.
               Mãe, seu dia está chegando. O comércio já está divulgando e faturando. Não dá mais para esconder. Seus filhos, já estão passando “óleo de peroba” na cara. Todos querem prestar a sua homenagem. Há filhos e filhos.
               Por incrível que pareça, ainda hoje, tem filhas e filhos  que pedem as bênçãos, orações e os conselhos da mãe. Respeitam a mãe, Sabem ouvi-la com atenção.
               Há filhos e filhas que desde pequenos, cresceram, viraram pessoa grande,  fizeram sua vida à seu modo e continuam procurando a mãe, só em horas difíceis para pedirem alguma ajuda. Até hoje recusam, ora com diplomacia, ora até com desrespeito a orientação da mãe.
               Há mães e mães. Há mães que continuam fazendo de tudo para a família manter-se unida. Fazem o almoço dos domingos para todos, e entristecida, depois que todos partem, agradecidos ou não, sozinha, vai arrumar a cozinha. Comida nem sempre sobra e quando sobra, alguns dos filhos levam “a marmita”.
               Há mães que superaram a codependência ou excesso de preocupação. Sabem que seus filhos devem bater asas e manterem seus próprios voos e terem a sua própria vida. Ficam felizes quando são convidadas, mas não se intrometem. Pedem a Deus que eles tenham a sua própria vitória. Agora é a vez deles.
               Amanhã continuarei esta conversa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário