segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

35-  AMAR, O MELHOR CAMINHO – AMOR-EXIGENTE    José Vanin Martins
****************************************************************************************
SÉRIE  D-  12º.  PRINCÍPIO:  2 –O AMOR COM RESPEITO, SEM EGOISMO, SEM COMODISMO DEVE SER TAMBÉM UM AMOR QUE ORIENTA, EDUCA E EXIGE                        PRINCÍPIO COMPENSADOR
COM ENFOQUE EU E O OUTRO
1.     VER
O outro que devo amar sempre começa pelos que estão mais perto de mim. Como está o amor no relacionamento familiar. Família, mesmo que seja só de um filho, é uma espiral que vai  abrindo e acolhendo avós, tios e primos. Dentro da espiral da família ainda cabem os irmãos da Igreja, muitas vezes os vizinhos mais próximos; Provérbios até nos faz uma advertência: “10 Não abandone o seu amigo, nem o amigo do seu pai; e no dia difícil, não vá à casa do seu irmão: vale mais o vizinho perto do que o irmão longe (27,10)
2.     O amor às pessoas é uma espiral que sempre nos faz crescer. O amor é o maior sentido que podemos ter na vida. Sem o amor até a prática da religião perde o sentido, assim diz Tiago 1,27 “Religião pura e sem mancha diante de Deus, nosso Pai, é esta: socorrer os órfãos e as viúvas em aflição, e manter-se livre da corrupção do mundo”. João afirma “é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê 1Jo 4,27”.
3.      E o que é o amor? Paulo que se apaixonou pela vida de Jesus foi quem melhor descreveu na 1Coríntios 13, a sua prática do amor. Ele nos diz que o AMOR É: PACIENTE, PRESTATIVO, TUDO DESCULPA, TUDO CRE, TUDO ESPERA, TUDO SUPORTA, O AMOR JAMAIS PASSARÁ. Existe a fé, a esperança e o amor. A maior delas é o AMOR. Quem ama, diz Paulo, não é invejoso, exibido, orgulhoso, inconveniente, interesseiro, irritado, injusto, mentiroso e rancoroso. Assim foi Jesus, o homem perfeito. O meu lar precisa urgentemente tornar-se o laboratório desta prática do amor.
4.      
5.     AVALIAR
Há muitos pontos negativos no mundo moderno, mas há também pontos positivos que reaproximam as pessoas. Hoje todos estamos perto de todos através do whatsapp =(troca de mensagens), do face book =(livro de caras) e dos e-mail =(correio eletrônico) Pode ser
o começo de uma nova aproximação fria, eletrônica, virtual que deve se tornar calorosa, afetiva, pessoal e solidária. Estou usando estes meios? Como?
6.     O relacionamento familiar tornou-se mais afetivo? Os sentimentos mais transparentes porque criamos um clima de acolhida e respeito pelo outro? A prática da religião está me levando ao encontro ou desencontro do outro? Quanto mais me aproximo de Deus também mais me aproximo de meus familiares?
7.     Para amar de verdade em que pontos positivos devo melhorar mais ainda e em que pontos negativos devo corrigir-me mais ainda?

8.     AGIR
- Melhorar a paciência e a prestação de serviços dentro de casa.
- Vencer o meu rancor, minha irritação e mania de perfeccionismo dentro de casa.
- Exercitar a prática de ouvir, acolher e compreender os sentimentos dos familiares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário