domingo, 5 de novembro de 2017

32-  AMAR, O MELHOR CAMINHO – AMOR-EXIGENTE    José Vanin Martins
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SÉRIE  D-  11º.  PRINCÍPIO:  2 – A EXIGÊNCIA NA DISCIPLINA TEM O OBJETIVO DE ORDENAR E ORGANIZAR NOSSA VIDA E DE NOSSA FAMILIA  – PRINCÍPIO ORGANIZADOR
COM ENFOQUE EU E  O OUTRO
1.      VER –
O outro mais próximo é minha família. Ela é o melhor espaço para o exercício do crescimento de cada um. Diz um ditado popular: “é de pequenino que se torce o pepino”. “Os agricultores que cultivam os pepinos precisam dar a melhor forma a estas plantas. Retiram uns "olhinhos" para que os pepinos se desenvolvam. Se não for feita esta pequena poda os pepinos não crescem da melhor maneira porque criam uma rama sem valor e adquirem um gosto desagradável”.
2.      É na família que se corrigem os nossos pequenos defeitos e os dos filhos. A continua aproximação de cada um, o “rela-rela” de cada dia tornam os nossos defeitos mais sentidos. A ordenação e organização exige muita disciplina que é importante para a formação do caráter e qualidade de vida. A disciplina não é luxo desnecessário, é exigência para o crescimento pessoal e o bem comum. Sem exigência na disciplina os defeitos crescem.
3.      O melhor benefício da disciplina é o preparo para a autonomia. A disciplina coloca as rédeas da vida em nossas mãos. Logo a pessoa cresce e se emancipa. A disciplina é como o leme que seguro firme para direcionar a minha família. Todo atleta que sobe ao pólio sabe da vantagem da disciplina. Quanto mais o trabalho é de conjunto, é de cooperação tanto mais exige a ordem e a organização.
4.      A educação dos filhos exige a disciplina dos pais falarem a mesma linguagem. Falar a mesma linguagem requer muito diálogo e programação de atitudes. O exercício de educar é feito a duas mãos: pai e mãe. Um não pode delegar a função para o outro. Cada um tem o seu próprio papel. Os filhos não nascem feitos, educados e perfeitos. Eles crescem vendo nossas atitudes e sabem tirar as próprias conclusões.     
5.      Hoje a disciplina mais difícil torna-se a do uso dos meios de comunicação: celular, tv, rádio, redes,... O que usar, como usar, quando usar, por quanto tempo usar. Tudo merece escolha de critérios. Todos estes meios podem nos aproximar ou nos isolar, podem melhorar ou piorar a nossa qualidade de vida, podem aproximar-nos ou afastar-nos mais de Deus. Tudo ficou ao nosso alcance, inclusive ao alcance das crianças, ainda em fase de formação e amadurecimento.

6.      AVALIAR
·       Minha casa é laboratório de exigência na disciplina?
·       Como pai e mãe falamos a mesma linguagem para os nossos filhos?
·       Estou oferecendo para meus filhos condições de conquista da própria autonomia?
·       m que ponto a minha família tem a disciplina mais fraca?

7.      AGIR
Em reunião familiar estabelecer as regras comuns para o bom andamento da casa.
Estabelecer igualmente qual a perda ou perdas quando as regras forem desobedecidas.


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