32- AMAR, O MELHOR CAMINHO – AMOR-EXIGENTE José Vanin
Martins
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SÉRIE
D- 11º. PRINCÍPIO:
2 – A EXIGÊNCIA NA DISCIPLINA TEM O OBJETIVO DE ORDENAR E ORGANIZAR
NOSSA VIDA E DE NOSSA FAMILIA –
PRINCÍPIO ORGANIZADOR
COM ENFOQUE EU E O OUTRO
1. VER
–
O outro mais próximo é minha
família. Ela é o melhor espaço para o exercício do crescimento de cada um. Diz
um ditado popular: “é de pequenino que se torce o pepino”. “Os agricultores que cultivam os pepinos precisam
dar a melhor forma a estas plantas. Retiram uns "olhinhos" para que
os pepinos se desenvolvam. Se não for feita
esta pequena poda os pepinos não crescem da melhor maneira
porque criam uma rama sem valor e adquirem um gosto desagradável”.
2.
É na família que se corrigem
os nossos pequenos defeitos e os dos filhos. A continua aproximação de cada um,
o “rela-rela” de cada dia tornam os nossos defeitos mais sentidos. A ordenação
e organização exige muita disciplina que é importante para a formação do
caráter e qualidade de vida. A disciplina não é luxo desnecessário, é exigência
para o crescimento pessoal e o bem comum. Sem exigência na disciplina os
defeitos crescem.
3.
O melhor benefício
da disciplina é o preparo para a autonomia. A disciplina coloca as rédeas da
vida em nossas mãos. Logo a pessoa cresce e se emancipa. A disciplina é como o
leme que seguro firme para direcionar a minha família. Todo atleta que sobe ao
pólio sabe da vantagem da disciplina. Quanto mais o trabalho é de conjunto, é
de cooperação tanto mais exige a ordem e a organização.
4.
A educação dos
filhos exige a disciplina dos pais falarem a mesma linguagem. Falar a mesma
linguagem requer muito diálogo e programação de atitudes. O exercício de educar
é feito a duas mãos: pai e mãe. Um não pode delegar a função para o outro. Cada
um tem o seu próprio papel. Os filhos não nascem feitos, educados e perfeitos.
Eles crescem vendo nossas atitudes e sabem tirar as próprias conclusões.
5.
Hoje
a disciplina mais difícil torna-se a do uso dos meios de comunicação: celular,
tv, rádio, redes,... O que usar, como usar, quando usar, por quanto tempo usar.
Tudo merece escolha de critérios. Todos estes meios podem nos aproximar ou nos
isolar, podem melhorar ou piorar a nossa qualidade de vida, podem aproximar-nos
ou afastar-nos mais de Deus. Tudo ficou ao nosso alcance, inclusive ao alcance
das crianças, ainda em fase de formação e amadurecimento.
6. AVALIAR
·
Minha
casa é laboratório de exigência na disciplina?
·
Como
pai e mãe falamos a mesma linguagem para os nossos filhos?
·
Estou
oferecendo para meus filhos condições de conquista da própria autonomia?
·
m
que ponto a minha família tem a disciplina mais fraca?
7. AGIR
Em reunião familiar estabelecer
as regras comuns para o bom andamento da casa.
Estabelecer igualmente qual a
perda ou perdas quando as regras forem desobedecidas.
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