segunda-feira, 11 de setembro de 2017

ANIMO, CORAGEM
José Vanin Martins – 11/9/2.017


            Ânimo, coragem, esperança, compromisso e luta. A história é maior do que todos nós. A história é tecida, bordada pela linha e agulha de cada um. O bordado com sua beleza sobressai o momento em que cada um bordou com seu pedaço de linha. A linha em seus diferentes matizes, com pontos aparentemente desencontrados oferece o realce do inesperado.
            Neste sete de setembro, sem muita coisa para celebrar, veio a indagação: o que será de meus netos num país como este, ou em um mundo como este?
            A história com seus milhares de anos discorda de meu pessimismo. A história, o homem é um projeto que está dando certo e vai continuar dando certo. Já houve momentos piores.  
             Na história do povo de Israel, teve momentos de desesperança total. Isaias lamentava a falta de salvação para o pais porque não nascia novos habitantes. Buscava ânimo na certeza: “os teus mortos hão de reviver e seus cadáveres se levantarão. Os que dormem no pó vão acordar e cantar, pois o teu orvalho é um orvalho de luz, e a terra das sombras dará à luz Is 26,18-19.” A situação piorou ainda mais, a destruição foi total. Os israelitas diziam: ‘Nossos ossos estão secos e nossa esperança se foi. Para nós, tudo acabou’ Ez 37,11. Coube a Ezequiel reacender esta mesma esperança: “Vou abrir seus túmulos, tirar vocês de seus túmulos, povo meu, e vou levá-los para a terra de Israel Ez 26,12”.
            De onde vem ou virá a salvação?  Ela já está e sempre esteve em nosso meio. Nós, não a vemos, cegos que estamos diante de tanta corrupção e destruição.

            Será novamente do meio do povo, de quem menos se espera e, o novo surgirá.  Vamos deixar de olhar para os “grandes”. Eles precisarão ser derrubados de seus tronos e mandados embora de mãos vazias (Lc 1,51-52). Vamos cada qual, com sua agulha e seu carretel continuar bordando. É preciso furar, é preciso passar a linha, é preciso bordar e uma nova história vai brilhar.  Jesus acreditou na força do amor e proclamou; EU VENCI O MUNDO. VIVA SETE DE SETEMBRO.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário