quinta-feira, 28 de setembro de 2017

30-  AMAR, O MELHOR CAMINHO – AMOR-EXIGENTE    José Vanin Martins
****************************************************************************************
SÉRIE  D-  10º.  PRINCÍPIO:  1 – A ESSÊNCIA DA FAMÍLIA REPOUSA NA COOPERAÇÃO, NÃO SÓ NA CONVIVÊNCIA  – PRINCÍPIO COOPERADOR
COM ENFOQUE EU
1.     VER –
Cooperar ou ser egoísta é uma decisão só minha. É quase impossível alguém viver isolado de um grupo, embora alguns vivam isolados dentro do próprio grupo. A COOPERAÇÃO é o primeiro passo para o entrosamento dentro do grupo. No exercício da cooperação no grupo exercito minha afetividade, meus conhecimentos, meus valores morais. A minha primeira atitude deve ser de afeto. Ver cada um com respeito, amor e sem julgamento. Devo querer criar laços, vincular-me com os demais participantes. Ninguém deve ser estranho no exercício da cooperação.
2.     A cooperação deve ser planejada e programada, no grupo familiar ou demais grupos. O planejamento e programação acontecem pelo diálogo afetivo. Cada um se coloca ã disposição mostrando suas habilidades, suas preferências e sua disponibilidade. As necessidades gerais da família, do grupo são sempre maiores que a boa vontade isolada de cada um. É a cooperação que torna leve, para cada um, o trabalho que precisa ser feito por todos. Cada membro é indispensável e  deve ser valorizado em sua cooperação.   
3.     Quando alguém chega ao grupo, normalmente chega como necessitado. Vem ao grupo em busca de algum bem. Passará a ser membro do grupo quando se torna voluntário. Voluntário é aquele que descobre o que ele também pode fazer no grupo, com o grupo e para o grupo. Ele descobre que sua cooperação é uma necessidade para o bom andamento do grupo. O grupo sem ele já não será o mesmo. Seu ânimo, sua alegria, suas ideias, sua sabedoria em escutar, suas perguntas, seus pequenos serviços, sua perseverança, sua pontualidade, tudo isto é riqueza que se soma.
4.     No grupo, um ponto importante é o interesse pelos encontros de formação ou estudos. Participar deles já é uma cooperação de importância para o bem pessoal e enriquecimento de todos. Novos conhecimentos, novas práticas, novas pesquisas, novas informações valorizam cada voluntário e o crescimento de todos.    
5.     AVALIAR
- De 1 a 10 que nota dou para a minha cooperação no grupo familiar e no AE. ?
- Participo de outros grupos  e neles também acontecem a minha cooperação. ?
- Qual a minha maior dificuldade na hora de cooperar?
- Qual a maior riqueza que ofereço com a minha cooperação?
6.     AGIR
- O que posso fazer para melhorar minha cooperação dentro de casa?
- O que posso fazer para melhorar minha cooperação no AE?


Nenhum comentário:

Postar um comentário