domingo, 4 de junho de 2017

FÉ E CIDADANIA – 3
COMO VIVE O CIDADÃO BRASILEIRO

            Vou partir da afirmação: DEUS É PAI DE TODOS. Porque é Pai de todos, ele quer que todos seus filhos estejam bem. Estão?  - Esta resposta é que devemos buscar. Moisés sai de seu conforto do palácio real em busca desta resposta. O que encontrou?
            Um povo, seus irmãos, submetidos a trabalhos forçados na construção civil e nos campos, vigiados constantemente por capatazes. Um povo com a vida amargurada (Ex 1,8-13).  Viu também que um dos seus irmãos hebreus estava sendo maltratado por um egípcio”  Ex 2,11-12.
            Num sociedade tão evoluída como a nossa, será que ainda existem irmãos que não estejam bem, submetidos a trabalhos forçados?  Numa sociedade “CRISTÔ temos leis humanas e JUSTAS? A nossa constituição, as nossas leis garantem este direito. 
A constituição brasileira manda que o salário mínimo nacionalmente unificado “deve ser capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim”. 
Saindo de casa, olhando para o trabalhador brasileiro, é assim que o encontramos?  Como consegue o trabalhador viver com o seu salário? 
Moisés ficou tão indignado que matou um egípcio que estava maltratando seu irmão trabalhador e o enterrou na areia (Ex 2,11-12). Moisés resolveu o problema? Pode ser chamado de assassino?  O que ele aprendeu fazendo isto?

Vamos continuar a conversa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário