domingo, 21 de dezembro de 2014

CONVERSANDO
27.  AMOR E SUAS EXIGÊNCIAS.

Quem disse que amar é fácil? Amar é o maior desafio de nossa vida. Amar é o principal caminho de todos os relacionamentos. O amor é o maior de todos os tesouros encontrados. O amor sempre traz recompensas, mas tem suas exigências. Paulo em sua primeira carta aos Coríntios 13,1-13 fala da grandeza do amor e de todas as suas exigências.
Primeiro ele nos deixa bem claro que amar não é falar bonito; não é ser sabichão; não é ser uma pessoa de fé e milagreira; não é ser uma pessoa caridosa; não é ser uma pessoa capaz de se sacrificar pela outra. ENTÃO O QUE É O AMOR?
Paulo enumera as qualidades do amor: é paciente, é prestativo, tudo desculpa, crê no outro, alegra-se com a verdade. A pessoa que ama não é invejosa, nem gosta de aparecer e não é orgulhosa.
Nos seus relacionamentos procura o bem do outro esquecendo seu próprio interesse; tudo suporta; não se irrita e nem guarda rancor; não se alegra com a injustiça e vive na esperança. Sabe de seus limites e busca a perfeição. Cresce e deixa de ser criança e aprende ser adulto. Sempre se olha no espelho para melhor se conhecer. Em tudo mantém a certeza que na vida o maior de todos os bens é o AMOR, a única riqueza que se torna eterna.
Amor é o azeite que torna mais fácil todos os relacionamentos. Amor é o sal que dá sabor a todos os relacionamentos; amor é o fermento que faz crescer todos os relacionamentos. Amor é a luz de todos os relacionamentos. Amor é a única necessidade indispensável de todos os relacionamentos.
Amar é uma aprendizagem sem fim e cada família deve ser o primeiro laboratório do amor. Amar exige gasto de tempo para o outro. Amar exige escuta com qualidade de respeito sem julgamento do outro. Amar sabe acolher o outro e procura antes de tudo ter sensibilidade para compreender o seu sentimento seja de dor, de alegria, de frustração, de ansiedade...
A riqueza do amor é tão maravilhosa que me torno mesquinho ao ficar olhando para o meu próprio umbigo. Amar é ganho porque é o outro quem me revela. Amar me humaniza e me engrandece e me torna sempre agradecido ao outro. A última etapa da evolução do homem será conseguir a AMORIZAÇÃO em todos os relacionamentos.  
É tempo de natal, é tempo de reconhecer na criança a esperança de um mundo melhor; é tempo de todo esforço, é tempo de seguir a estrela, a única luz da noite para ir até a criança encontrada nas manjedouras do mundo. Resgatar toda e qualquer criança dobrar-se diante da criança com todo respeito, ela é o adulto de amanhã.
A criança não está longe, pode estar dentro de nossa casa. Não podemos ficar fugindo dela com a desculpa de sustenta-la. Temos que encontrar o tempo, perder o tempo com ela. A criança, toda a criança, deve ser amada por primeiro.
A principal causa de todas as doenças é o DESAMOR que provoca os demais males que levam à morte.
Vamos continuar a conversa? O que pensa você também? Diga sua opinião.

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário